Páginas

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

FILO COELENTERATA (CNIDARIA)

Características Gerais

·                São animais radialmente simétricos, com uma extremidade do corpo apresentando boca circundada por tentáculos. Única abertura para a cavidade intestinal (boca).
·                Divide-se em duas formas: a medusa (Classe Scyphozoa), apresenta adaptações ao habitat pelágico e o pólipo (Classe Hydrozoa), apresenta adaptações à existência do habitat séssil bentônico.
·                Parede do corpo formada por uma epiderme externa, uma gastroderme interna e uma camada muscilaginosa entre as duas primeiras chamada de mesogleia. Esta pode ser espessa ou delgada. A mesogleia surge como uma forma de "rascunho" para que a natureza possa se certificar que não ocorreria problemas ao criar um terceiro folheto embrionário (a mesoderme).
·                Considerados primitivos por não possuírem órgãos, não apresentam células epiteliais e musculares definidas e por serem diblásticos.
·                Alimentam-se com zooplâncton, mas algumas espécies também se alimentam com animais maiores ou por partículas suspensas. A presa é capturada pelos tentáculos e imobilizadas pelos cnidócitos (só existem neste filo). A digestão inicia-se de forma extracelular terminando intracelularmente.
·                As células nervosas (neurônios) são arranjadas em forma de uma rede que inerva o tecido epidérmico e gastrodérmico, porém permanecem isoladas e sem contato umas com as outras.

Nenhum comentário: