01. De acordo com o
sistema binomial de nomenclatura estabelecido por Linnaeus, o nome científico Felix
catus aplica-se a todos os gatos domésticos como angorás, siameses, persas,
abissínios e malhados. O gato selvagem (Felix silvestris), o lince (Felix lynx)
e o puma ou suçuarana (Felix concolor) são espécies relacionadas ao gato.
a) A que gênero pertencem todos os animais mencionados?
b) Por que todos os gatos domésticos são designados por um
mesmo nome científico?
c) Qual dos nomes a seguir designa corretamente a família a
que pertencem esses animais: Felinaceae, Felidae, Felini, Felinus ou
Felidaceae? Justifique.
02. A Figura 1 a seguir
mostra as vilosidades do intestino de uma serpente após um longo período de
jejum, enquanto a Figura 2 mostra a mesma região minutos após a ingestão de
alimentos.
Essa rápida alteração nas vilosidades é causada por um
intenso aumento da irrigação sanguínea na porção interna dessas estruturas. Tal
mudança após a alimentação é importante para o aumento da eficiência do
processo de nutrição das serpentes.
Por que a alteração nas vilosidades contribui para a
eficiência da nutrição das serpentes? Justifique sua resposta.
03. Um grupo indígena do
sudoeste dos Estados Unidos, denominado Anasazi, tinha um animal vertebrado
entre as divindades que cultuava. O desenho a seguir baseia-se na figura
encontrada em seus objetos sagrados. Um estudante, desejando identificar esse
animal, ficou em dúvida entre duas classes de vertebrados e por isso solicitou,
ao professor, informações quanto ao tipo de revestimento corporal ou quanto ao
desenvolvimento embrionário do animal desenhado.
a) Como a informação sobre o revestimento corporal permite
distinguir entre as duas classes?
b) Como a informação sobre o desenvolvimento embrionário
permite distinguir entre as duas classes?
04. Muitas vezes
encontramos em jornais informes publicitários que anunciam o controle de pragas
urbanas. Em um desses anúncios lemos: Quais os insetos e animais que
integram o conjunto de pragas urbanas? Resposta: aranhas, cupins,
mosquitos (pernilongos), baratas, pulgas, formigas, escorpiões e animais como
os ratos, morcegos e pombos.
a) Nem todos os invertebrados relacionados na resposta do
anúncio são insetos. Quais são eles? A que grupo pertencem? Indique uma
característica que os diferencia dos insetos.
b) Os vertebrados mencionados no anúncio podem ser separados
em classes segundo a presença de pelos, ou de penas. Que classes são essas?
Cite outras duas características exclusivas a cada uma dessas classes.
c) Forneça uma explicação para o aumento das pragas urbanas.
05. Parques Zoológicos
são comuns nas grandes cidades e atraem muitos visitantes. O da cidade de São
Paulo é o maior do estado e está localizado em uma área de Mata Atlântica
original que abriga animais nativos silvestres vivendo livremente. Existem
ainda 444 espécies de animais, entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e
invertebrados, nativos e exóticos (de outras regiões), confinados em recintos
semelhantes ao seu habitat natural. Entre os animais livres presentes na mata
do Parque Zoológico podem ser citados mamíferos como o bugio (primata) e o
gambá (marsupial), aves como o tucano-de-bico-verde e, entre os répteis, o
teiú. (Adaptado de www.zoologico.sp.gov.br).
a) Como podem ser diferenciados os marsupiais entre os
mamíferos?
b) As aves apresentam características em comum com os
répteis, dos quais os zoólogos acreditam que elas tenham se originado. Mencione
duas dessas características.
c) Entre os animais exóticos desse zoológico estão zebras,
girafas, leões e antílopes. Que ambiente deve ter sido criado no zoológico para
ser semelhante ao habitat natural desses animais? Dê duas características desse
ambiente.
06. O carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) pode
transmitir ao homem a febre maculosa, uma grave enfermidade causada pela
bactéria Rickettsia rickettsii. Esse ácaro tem como hospedeiros preferenciais
os equinos, mas também ataca bovinos, cães, capivaras e outros animais, além do
homem. Nos últimos anos, por falta de predadores naturais, o número de
capivaras vem aumentando em algumas áreas urbanas do interior do Estado de São
Paulo e com esse aumento casos de febre maculosa têm ocorrido. Folhetos
distribuídos pelos órgãos de saúde recomendam evitar o contato com a grama e o
mato de locais com presença de capivaras, pois as larvas e ninfas do carrapato
ficam nas folhas e acabam se prendendo à pele humana. Ao sugar o sangue, o
carrapato transmite a Rickettsia. Os folhetos informam ainda que a febre
maculosa não é transmitida de uma pessoa para outra.
a) Explique por que a febre maculosa não é transmitida de
uma pessoa para outra.
b) Os carrapatos são artrópodes que pertencem à mesma classe
das aranhas. Explique por que os carrapatos estão incluídos nessa classe e não
entre os insetos ou crustáceos, indicando duas características
morfológicas exclusivas do seu grupo.
c) A capivara é o maior roedor conhecido. Explique como pode
ser diferenciado morfologicamente um roedor de um carnívoro.
07. Num experimento,
foram comparadas as características genotípicas e fenotípicas de células
retiradas de um tecido de anfíbio, ainda no estágio de girino, com as de
células de tecido similar do mesmo indivíduo após atingir a idade adulta.
Explique por que, entre essas células:
a) as características genotípicas são iguais;
b) as características fenotípicas são diferentes.
08. Alguns livros do
ensino médio definem uma espécie biológica como um grupo de populações naturais
cujos membros podem cruzar naturalmente uns com os outros e produzir
descendentes férteis, mas não podem cruzar com membros de outros grupos semelhantes.
Considere as seguintes espécies:
- Siphonops paulensis:
cobra-cega, anfíbio que vive em galerias cavadas na terra;
- Mycobacterium
tuberculosis: bacilo de Koch, causador da tuberculose;
- Schistossoma mansoni:
verme causador da esquistossomose, ou barriga d’água;
- Canoparmelia texana:
líquen comumente encontrado sobre o tronco de algumas árvores em zonas urbanas.
a) Dentre as espécies listadas, em duas delas teríamos
dificuldades em aplicar a definição de espécie. Quais são elas?
b) Para cada uma das espécies que você indicou, apresente as
razões que dificultam a aplicação da definição biológica de espécie.
09. Os répteis
possivelmente surgiram no final do período Carbonífero, a partir de um grupo de
anfíbios, e tiveram grande diversificação na era Mesozoica. Com o surgimento da
fecundação interna e do ovo adaptado ao ambiente terrestre, os répteis
superaram a dependência da água para a reprodução.
a) Por que a fecundação interna e o ovo adaptado ao ambiente
terrestre tornaram a reprodução dos répteis independente da água?
b) Quais adaptações ocorreram nos embriões dos répteis com
relação à alimentação e excreção?
10. Os vertebrados
surgiram há cerca de 500 milhões de anos, e os primeiros fósseis não possuíam
mandíbulas. Posteriormente, ocorreram inovações evolutivas que permitiram aos
vertebrados ocuparem o meio terrestre.
a) Explique por que a aquisição da mandíbula foi importante
para os vertebrados. Indique em qual número mostrado na figura surgiu essa
novidade evolutiva.
b) Indique em que números mostrados na figura abaixo
surgiram inovações evolutivas que permitiram aos vertebrados ocuparem o meio
terrestre. Quais foram essas inovações? Por que essas inovações foram
importantes nessa ocupação?
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