Páginas

sábado, 5 de dezembro de 2015

TD DE RECUPERAÇÃO - 1 ANO

01. O texto que se segue foi extraído de "Xadrez, truco e outras guerras", de José Roberto Torero. Servimo-nos de algumas de suas estruturas para introduzir a(s) questão(ões) seguintes.

                "Os abutres, sábios animais que se alimentavam do mais farto dos pastos, já começavam a sobrevoar a ala dos estropiados quando o General mandou que acampassem. Naquela tarde assaram trinta bois, quantidade ínfima para abastecer os homens que ainda sobravam.... O plano dos comandantes era assaltar fazendas da região e tomar-lhes o gado...
                À noite a ração foi ainda mais escassa, e, para enganar a fome, fizeram-se fogueiras para assar as últimas batatas e umas poucas raízes colhidas pelo caminho. Como o frio também aumentava, surgiu um impasse: quem ficaria perto do fogo: os coléricos, que logo morreriam, ou os sãos, que precisavam recuperar as forças para a luta?"
                (TORERO, J. Roberto. "Xadrez, truco e outras guerras")

1. "Os abutres, sábios animais que se alimentavam do mais farto dos pastos (...)"
Os abutres são animais consumidores que participam de modos diferentes nas diferentes cadeias alimentares.

a) Esquematize uma cadeia alimentar onde os abutres ocupem o terceiro nível trófico. Indique, com uma seta, o fluxo de energia dessa cadeia.
b) Explique a função dos decompositores nas cadeias alimentares.

2. Em um determinado ambiente aquático contaminado por mercúrio, verificou-se a presença desse elemento nos integrantes de uma cadeia alimentar formada por plantas, pequenos moluscos herbívoros e peixes que se alimentam desses moluscos. Caracterize esses organismos segundo o nível trófico que ocupam nessa cadeia alimentar.
Pesquisadores verificaram que a quantidade de mercúrio por quilograma de biomassa era maior nos peixes, intermediária nos pequenos moluscos e menor nas plantas. Como essas observações podem ser explicadas?

3. Na figura a seguir, estão esquematizados dois importantes processos celulares (I e II).

 De acordo com a figura, responda:
a) Qual processo fisiológico está envolvido nas representações I e II, respectivamente? Qual organela celular é especializada para realização de cada processo?
b) Como os processos I e II estão envolvidos no fluxo energético de uma cadeia alimentar?

4. Fungos, minhocas e urubus têm hábitos alimentares que permitem reuni-los em um mesmo grupo.
a) Que papel esses organismos desempenham nas cadeias alimentares de que participam?
b) Qual a importância de sua atividade para o ambiente?

5. Num campo, vivem gafanhotos que se alimentam de plantas e servem de alimento para passarinhos. Estes são predados por gaviões. Essas quatro populações se mantiveram em números estáveis nas últimas gerações.

a) Qual é o nível trófico de cada uma dessas populações?
b) Explique de que modo a população de plantas poderá ser afetada se muitos gaviões imigrarem para esse campo.
c) Qual é a trajetória dos átomos de carbono que constituem as proteínas dos gaviões desde sua origem inorgânica?
d) Qual é o papel das bactérias na introdução do nitrogênio nessa cadeia alimentar?

6. O esquema a seguir representa as principais relações alimentares entre espécies que vivem num lago de uma região equatorial.

 Com relação a esse ambiente:
a) Indique os consumidores primários.
b) Dentre os consumidores, indique quais ocupam um único nível trófico.
c) Explique como o aumento das populações das aves pode impactar as populações de mosquitos.

7. Qual é a diferença entre os fluxos de matéria e de energia ao longo das cadeias alimentares?

08. O homem é certamente a espécie que mais modifica o meio em que vive. Sua atuação sobre o ambiente, no entanto, tem levado a sérios problemas, tais como:

I. erosão e empobrecimento do solo.
II. destruição da camada de ozônio.
III. chuvas ácidas que prejudicam tanto os ecossistemas terrestres quanto os aquáticos.

Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente,
a) liberação de gases denominados de clorofluorcarbonos, destruição das florestas naturais e queima industrial de combustíveis como o carvão mineral e óleo diesel.
b) queima industrial de combustíveis como o carvão mineral e óleo diesel, destruição das florestas naturais e liberação de gases denominados de clorofluorcarbonos.
c) queima industrial de combustíveis como o carvão mineral e óleo diesel, liberação de gases denominados de clorofluorcarbonos e destruição das florestas naturais.
d) destruição das florestas naturais, queima industrial de combustíveis como o carvão mineral e óleo diesel e liberação de gases denominados de clorofluorcarbonos.
e) destruição das florestas naturais, liberação de gases denominados de clorofluorcarbonos e queima industrial de combustíveis como o carvão mineral e óleo diesel.

09. Com relação à biodiversidade, pode-se afirmar que:
(     ) atualmente, é a base das atividades agrícolas no Brasil, obtida às custas da nossa megabiodiversidade.
(     ) sua perda preocupa: por estar relacionada ao equilíbrio e à estabilidade dos ecossistemas, representar um imenso potencial de uso econômico e estar se deteriorando, devido ao impacto das atividades humanas.
(     ) é exclusiva das áreas úmidas e quentes do planeta Terra, pelo que é mais exuberante nos trópicos, como é o caso da Amazônia.
(     ) sua contribuição à estabilidade dos ecossistemas é inversamente proporcional à complexidade destes.
(     ) na fauna brasileira, o número de espécies registradas de aves é maior do que o de mamíferos.

10. No Brasil, parte do lixo domiciliar é enviado para lixões, o que compromete bastante o meio ambiente. Entre os fatores que justificam esse comprometimento, estão:

1) a infiltração de materiais nos lençóis de água subterrânea.
2) a liberação de gases tóxicos.
3) a proliferação de roedores e de insetos.

Está(ão) correta(s):
a) 1 apenas
b) 1 e 2 apenas
c) 1 e 3 apenas
d) 2 e 3 apenas
e) 1, 2 e 3

11. Grandes mudanças podem ser determinadas na natureza por vulcões, terremotos, furacões, maremotos, enchentes e secas. Muitas dessas mudanças, indesejáveis, são, contudo, provocadas pela má atuação do homem. Analise as proposições a seguir com verdadeiro ou falso.

(     ) O desmatamento indiscriminado pode determinar graves consequências, como erosão e empobrecimento do solo.
(     ) Na atmosfera, o CO2 juntamente com o vapor d'água, o metano e outros gases, retém parte da radiação infravermelha que se dissipa da Terra para o espaço, mantendo o ar aquecido (efeito estufa).
(     ) Com a destruição da camada de ozônio e o consequente aumento na incidência de raios ultravioleta, houve aumento significativo da eutrofização na natureza.
(     ) A liberação de óxido nitroso, um dos responsáveis pela acentuação do efeito estufa é também resultante da má interferência humana na natureza.

(     ) As chuvas ácidas são causadas pela combinação da sílica e do amianto, produzidos pela indústria automobilística, com vapores de água existentes na atmosfera.

Nenhum comentário: