PROJETO TRABALHO NA WEB
BIOLOGIA
PROF. ANDRÉ FONSECA
1. O desenvolvimento de projetos que visam reduzir a progressiva emissão de gases de efeito estufa é o principal objetivo do Protocolo de Kyoto. O Brasil pode contribuir para que esse objetivo seja alcançado através da preservação das florestas nativas e da implantação de projetos de reflorestamento.
a) Explique como a manutenção e/ou replantio dessas florestas pode contribuir para a redução do efeito estufa.
b) Em decorrência do grande número de queimadas, o Brasil aparece como um dos países que mais contribui para o aumento do efeito estufa. As queimadas naturais, todavia, são importantes em alguns ecossistemas, como no Cerrado Brasileiro. Apresente uma vantagem das queimadas naturais, que ocorrem em menor freqüência, e uma desvantagem das queimadas não-naturais, geralmente muito freqüentes. (Atenção: desconsidere a contribuição dessas queimadas para o aumento do efeito estufa).
c) A substituição dos gases clorofluorcarbono (CFCs) utilizados em aerossóis, condicionadores de ar e geladeiras, vem sendo estimulada por ambientalistas desde a realização do Protocolo de Montreal, em 1987. Qual é a ação dos CFCs na atmosfera e qual é a importância da redução na utilização desses gases para os seres vivos?
2. O que divide os especialistas não é mais se o aquecimento global se abaterá sobre a natureza daqui a vinte ou trinta anos, mas como se pode escapar da armadilha que criamos para nós mesmos nesta esfera azul, pálida e frágil, que ocupa a terceira órbita em torno do Sol - a única, em todo o sistema, que fornece luz e calor nas proporções corretas para a manutenção da vida baseada no carbono, ou seja, nós, os bichos e as plantas.
("Veja", 21.06.2006.)
Na expressão "vida baseada no carbono, ou seja, nós, os bichos e as plantas" estão contemplados dois reinos: Animmalia (nós e os bichos) e Plantae (plantas). Que outros reinos agrupam organismos com "vida baseada no carbono"? Que organismos fazem parte desses reinos?
3. A contaminação do mar por grandes quantidades de petróleo acarreta a morte de muitos seres marinhos, além de aves que buscam alimento no mar. Em adição aos efeitos tóxicos dos poluentes, o petróleo compromete a concentração de oxigênio na água. Sobre os desastres ecológicos envolvendo manchas de óleo, responda ao que se pede.
a) Como as manchas de petróleo comprometem a concentração de oxigênio no mar?
b) Cite duas maneiras pelas quais os vazamentos de petróleo, bem como outros poluentes marinhos, podem comprometer a vida de aves que buscam alimentos no mar.
4. O lançamento de esgoto in natura em mares, rios e lagos constituem uma catástrofe para o meio ambiente. A alta concentração de matéria orgânica favorece, inicialmente, a proliferação de organismos decompositores aeróbios. Observa-se, posteriormente, a morte de peixes e a liberação de ácido sulfídrico, principal causador de mau cheiro. Identifique a relação entre a proliferação de organismos aeróbios decompositores e a morte de peixes. Em seguida, explique como ocorre o aumento da produção de ácido sulfídrico.
5. Um tratamento utilizado para certos tipos de doenças do sangue é a destruição completa da medula óssea do paciente e implante de células medulares sadias provenientes de um doador.
Eugênio, cujo grupo sangüíneo é A, recebeu um transplante de medula óssea de seu irmão Valentim, cujo grupo sangüíneo é B, e a operação foi bem sucedida.
a) Qual será o grupo sangüíneo de Eugênio após o transplante? Por quê?
b) Sabendo-se que a mãe e a esposa de Eugênio têm sangue do tipo O, qual será a probabilidade de um futuro filho do casal ter sangue do tipo A? E do tipo B?
6. O daltonismo, ou cegueira para as cores, é determinado por um gene localizado no cromossomo sexual X. O tipo de sangue, grupo ABO, é determinado por três alelos autossômicos: IA, IB, i.
Uma mulher, com sangue tipo A e visão normal, ficou viúva e casou pela segunda vez. Um dos maridos, José, tinha sangue AB e era daltônico; o outro marido, Paulo, tinha sangue A e visão normal. Com os dois maridos, a mulher teve cinco filhos na seguinte ordem:
1) homem, sangue A, daltônico;
2) homem, sangue O, daltônico;
3) mulher, sangue A, daltônica;
4) mulher, sangue B, visão normal;
5) mulher, sangue A, visão normal.
Qual dos homens foi o primeiro marido? Justifique sua resposta.
7. Nas transfusões sangüíneas, o doador deve ter o mesmo tipo de sangue que o receptor com relação ao sistema ABO. Em situações de emergência, na falta de sangue do mesmo tipo, podem ser feitas transfusões de pequenos volumes de sangue O para pacientes dos grupos A, B ou AB.
Explique o problema que pode ocorrer se forem fornecidos grandes volumes de sangue O para pacientes A, B ou AB.
8. Alguns grupos radicalmente contrários ao uso de organismos geneticamente modificados (transgênicos) na agricultura divulgaram recentemente, no Sul do país, um folheto à população alertando sobre os perigos da ingestão de transgênicos na alimentação. Entre as advertências, constava uma que afirmava incorretamente que "para serem criadas plantas transgênicas são usados os vírus da AIDS" e que tais plantas, se ingeridas, poderiam infectar com o vírus da AIDS toda a população.
a) O que são transgênicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs)?
b) Explique por que o vírus da AIDS não poderia infectar uma planta e por que a ingestão de uma planta transgênica não seria capaz de transmitir o vírus da AIDS.
9. No desenvolvimento de um organismo ocorre a transição de um estágio embrionário, no qual todas as células são inicialmente indiferenciadas, até o estágio adulto, composto por até centenas de diferentes tipos de células. Esse processo é conhecido como diferenciação celular.
Historicamente, havia duas hipóteses a respeito da diferenciação celular. Em uma delas, que chamaremos de H1, postulava-se a idéia de que ocorria perda de material genético enquanto a célula se diferenciava. Na segunda, H2, que a diferenciação não implicava perda de DNA.
Identifique qual das duas hipóteses é confirmada pelos processos de clonagem, nos quais o núcleo da célula de um tecido de um indivíduo adulto é introduzido em um ovócito anucleado que, ao se desenvolver, origina outro organismo. Justifique sua resposta.
10. Uma das preocupações dos ambientalistas com as plantas transgênicas é a possibilidade de que os grãos de pólen dessas plantas venham a fertilizar plantas normais e, com isso, "contaminá-las". Em maio de 2007, pesquisadores da Universidade de Nebraska, EUA, anunciaram um novo tipo de planta geneticamente modificada, resistente a um herbicida chamado Dicamba. Um dos méritos do trabalho foi ter conseguido inserir o gene da resistência no cloroplasto das plantas modificadas. Essa nova forma de obtenção de plantas transgênicas poderia tranqüilizar os ambientalistas quanto à possibilidade de os grãos de pólen dessas plantas virem a fertilizar plantas normais? Justifique.
11. Uma mutação no gene que codifica a enzima fenilalanina hidroxilase pode acarretar o acúmulo do aminoácido fenilalanina no sangue, sendo o excesso transformado em compostos tóxicos que comprometem o desenvolvimento físico e mental da criança fenilcetonúrica. No entanto, o desenvolvimento de novas metodologias nas áreas da bioquímica e da biologia molecular permitiu a implementação de exames diagnósticos, indubitavelmente importantes no caso de doenças tratáveis, como a fenilcetonúria.
a) Explique, do ponto de vista genético, por que o tratamento iniciado logo após o nascimento, o qual inclui uma dieta restritiva à fenilalanina, pode melhorar a qualidade de vida das crianças afetadas por fenilcetonúria.
b) Apresente dois testes laboratoriais para a detecção de portadores de fenilcetonúria e explique os princípios desses testes.
12. O teste de paternidade usando o DNA tornou-se muito freqüente hoje. No entanto, as pessoas têm muitas dúvidas a respeito desse tipo de exame. As frases a seguir constam numa lista de "mitos e verdades sobre o teste de DNA" encontrada na internet (http://www.gene.com.br).
I. "O exame de DNA só pode ser feito com sangue."
II. "Sou primo da mãe e estou com medo do resultado ser positivo, mesmo que eu não seja o verdadeiro pai."
III. "Ele já morreu e não deixou nenhum outro parente vivo. Nunca poderei provar que ele era o pai do meu filho."
Justifique por que cada uma das frases constitui um "mito".
Nenhum comentário:
Postar um comentário