ASFALTO-BORRACHA
Solução Norte-Americana
Pesquisas estatísticas apontam que todos os anos pelo menos
17 milhões de pneus de carros são substituídos no Brasil e não servem mais para
nada. Os Estados Unidos possuem uma frota de veículos em torno de seis vezes a
do Brasil e para dar uma destinação mais ecológica para os pneus velhos os
norte-americanos passaram a utilizar os mesmos para fazer asfalto.
Basicamente a borracha é reciclada e depois misturada ao
asfalto que é utilizado para fazer o recapeamento das estradas. No final de
1994 o país assinou uma lei que determina que 5% do material que é utilizado
para fazer o recapeamento das estradas federais deve conter a borracha em sua
composição. Conforme os anos forem passando essa quantidade deverá crescer.
Reciclar pneus não é exatamente uma novidade, porém, ainda
não se havia pensado em utilizar esse material em larga escala para fazer
asfalto. Dentre as vantagens estão a possibilidade de ter uma camada mais fina
além de baratear o custo. A borracha do pneu ainda contém antioxidantes que
fazem com que a sua liga fique mais densa. Isso faz com que o envelhecimento do
asfalto seja retardado.
A reciclagem dessa borracha também é importante para reduzir
as grandes quantidades de lixo que estão se acumulando no planeta.
Os Pneus e o Seu Descarte
Por ano o Brasil descarta mais de 30 milhões de pneus velhos
e que perdem completamente a sua utilidade enquanto pneus. O descarte é feito
em lixões, depósitos, quintais (sob o risco de acúmulo de água parada que culmina
no aparecimento do mosquito da dengue) entre outros locais improvisados.
Porém, ao invés de simplesmente jogar esses pneus em locais
como beiras de rios e matas é possível dar-lhes uma destinação diferente e mais
útil diga-se de passagem. Uma ideia que parece ser a solução para essa questão
do descarte e reciclagem de pneus é a transformação da sua borracha em asfalto.
Tecnologia Para Transformação
A tecnologia que permite a transformação da borracha dos
pneus em asfalto existe nos Estados Unidos, Europa e África do Sul desde a
década de 1960. No Brasil essa tecnologia chegou apenas em 2001, mas pode
representar uma grande mudança para a lógica do descarte de pneus.
Asfalto-Borracha
O nome dado para o asfalto feito a partir da borracha dos pneus
é asfalto-borracha. Na composição desse asfalto está borracha de pneus que não
possuem mais condições de uso nos carros. A proposta de uso desse tipo de
asfalto é do Consórcio Univias responsável por 992 km de estradas do Rio Grande
do Sul.
O asfalto-borracha é feito a partir do pneu triturado em
pedaços bem finos. Esse pó feito de borracha é então misturado ao asfalto. Por
fim são adicionadas as britas e o asfalto ecológico está pronto para o uso.
Esse asfalto além de ser mais econômico é também uma aposta
ecológica uma vez que dá uma destinação aos pneus velhos. Para se ter uma ideia
imagine que 10% das estradas pavimentadas do país fossem recuperadas com a
borracha de pneu cerca de 16 milhões deles teriam um destino ecológico.
Economia de Asfalto
Ainda é importante ressaltar que ao utilizar o
asfalto-borracha existe a economia do asfalto propriamente dito (nos referimos
ao derivado do petróleo que é utilizado para a pavimentação das estradas).
Os Pneus no Meio Ambiente
Um dos principais problemas em relação ao descarte dos pneus
está no fato de que eles são muito difíceis de se decompor. A matéria-prima
principal dos pneus é a borracha vulcanizada que demora muito tempo para se
degradar, cerca de 300 a 400 anos no meio ambiente.
Além disso, se o pneu for queimado a céu aberto é altamente
poluente uma vez que libera enxofre e dióxido de carbono. Deixar os pneus ao
relento é outra prática muito perigosa uma vez que é prejudicial a saúde
pública. O acúmulo de água faz com que seja o ambiente perfeito para a
proliferação do mosquito que transmite a Dengue.
Reciclagem de Pneus
Em algum momento é certo que a vida útil dos pneus irá
acabar e será necessário fazer a troca dos mesmos. A lei brasileira diz que a
responsabilidade pela coleta desses pneus usados é dos fabricantes e dos
importadores. A reciclagem se mostra como uma alternativa interessante uma vez
que os resíduos de pneus não podem ir para os aterros sanitários comuns e nem
mesmo voltar a ser pneus.
Sendo assim a solução é transformar a borracha do pneu e uma
das aplicações possíveis é sob a forma de asfalto. Para isso é necessário que a
borracha seja triturada e depois passada por um poderoso imã que separa o aço
da mesma. Nesse processo de reciclagem o cuidado fica para que nada seja
perdido, tudo o que é triturado recebe o destino ambiental correto.
O destino do aço é ser vendido para as siderúrgicas enquanto
a borracha pode ser usada como combustível para as fábricas de cimento ou ainda
ser transformada em tapetes de carro e até mesmo sola para calçados. Ainda
existe a possibilidade de usar o material para a pavimentação de estradas, para
isso é feita uma mistura da borracha ao piche.
Anchieta-Imigrantes
Um exemplo de uso do asfalto-borracha é o sistema
Anchieta-Imigrantes em que 88 km são cobertos por esse asfalto, para isso 360
mil pneus velhos foram reaproveitados. Esse asfalto pode até ser 30% mais caro
que o asfalto comum, porém, apresenta vantagens que realmente valem a pena.
Podemos citar como vantagens desse asfalto-borracha o fato
de que provoca menos ruído e menos spray. Além disso, como já dissemos esse
asfalto-borracha dura mais tempo o que torna mais longo o período de
espaçamento entre as manutenções. Uma solução ecológica para o descarte de um
material difícil de ser decomposto.
Asfalto-Borracha – Um Caminho
Quando o assunto é reciclar e dar uma nova
destinação para materiais como borracha é essencial encontrar um caminho que
seja realmente útil. O asfalto-borracha é uma boa alternativa para transformar
o que seria um problema numa solução e assim evitar mais uma complicação no
futuro, ou seja, se livrar de tanta borracha acumulada.
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