Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

EVOLUÇÃO - EXERCÍCIOS



01. O cladograma abaixo representa as relações filogenéticas dos principais grupos vegetais. A linha inclinada é uma representação do tempo, e os ramos laterais apontam a ocorrência de importantes eventos evolutivos:

No cladograma, os símbolos I, II e III representam, respectivamente, o surgimento de:
a.       vasos condutores, flores e frutos, sementes.
b.      sementes, flores e frutos, vasos condutores.
c.       flores e frutos, vasos condutores, sementes.
d.      vasos condutores, sementes, flores e frutos.
e.      flores e frutos, sementes, vasos condutores.

02. O homem sempre demonstrou suas habilidades artísticas, deixando importantes registros através de desenhos. Considerando os processos evolutivos, o esquema a seguir representa as relações entre anagênese e cladogênese.

Quanto aos processos evolutivos em 1, 2 e 3, respectivamente, assinale a alternativa correta.
a.       anagênese, anagênese e cladogênese.
b.      cladogênese, cladogênese e anagênese.
c.       anagênese, cladogênese e anagênese.
d.      cladogênese, anagênese e cladogênese.
e.      cladogênese, anagênese e anagênese.

03. Considere as seguintes ocorrências nos seres vivos.
I.                    Reprodução assexuada
II.                  Autofecundação
III.                Predatismo
IV.                Competição
V.                  Mutação
São favoráveis para a ocorrência de evolução, apenas:
a)   I e II.
b)   III e IV.
c)   IV e V.
d)   I, II e V.
e)   III, IV e V.

04. Considere as quatro afirmações seguintes.
I.   As mutações são alterações que ocorrem nos organismos sempre que o ambiente se torna desfavorável.
II.   A seleção natural privilegia características determinadas por genes dominantes.
III.   As migrações e as modificações ambientais são fatores que alteram as frequências genéticas das populações.
IV.   A recombinação genética amplia a variabilidade existente em uma população de reprodução sexuada.

Das afirmações apresentadas, são corretas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

05. A teoria sintética ou teoria moderna da evolução considera três fatores evolutivos principais, que são:
a) uso e desuso, transmissão das características adquiridas e seleção natural.
b) uso e desuso, seleção natural e migração.
c) mutação gênica, uso e desuso e migração.
d) mutação gênica, uso e desuso e seleção natural.
e) mutação gênica, recombinação gênica e seleção natural.

06. Considere as afirmações abaixo:
I.  Órgãos análogos são aqueles que desempenham a mesma função, mas têm origem embrionária e estruturas anatômicas diferentes.
II. A presença de órgãos homólogos é evidência a favor do parentesco evolutivo entre duas espécies.
III. As asas dos insetos e das aves são consideradas órgãos homólogos.
Assinale:
a) se apenas I for verdadeira.
b) se apenas II for verdadeira.
c) se apenas III for verdadeira.
d) se apenas I e II forem verdadeiras.
e) se apenas I e III forem verdadeiras.

07. No intervalo da aula de Biologia, um aluno contou a seguinte piada:
Dois cervos conversavam e passeavam pela mata quando um deles gritou:
- Uma onça!!! Vamos correr!!!
Ao que o outro respondeu:
- Não adianta correr, ela é mais veloz que qualquer um de nós.
- Eu sei. Mas a mim basta ser mais veloz que você.

O diálogo entre os cervos exemplifica um caso de:
a) competição interespecífica. 
b) competição intraespecífica. 
c) seleção natural.
d) irradiação adaptativa.
e) mimetismo.

08. Fenômenos biológicos podem ocorrer em diferentes escalas de tempo. Assinale a opção que ordena exemplos de fenômenos biológicos, do mais lento para o mais rápido.
a) germinação de uma semente, crescimento de uma árvore, fossilização de uma samambaia
b) fossilização de uma samambaia, crescimento de uma árvore, germinação de uma semente
c) crescimento de uma árvore, germinação de uma semente, fossilização de uma samambaia
d) fossilização de uma samambaia, germinação de uma semente, crescimento de uma árvore
e) germinação de uma semente, fossilização de uma samambaia, crescimento de uma árvore

09. De acordo com a teoria da evolução biológica, os seres vivos vêm se modificando gradualmente ao longo das gerações, desde o seu surgimento na Terra, em um processo de adaptação evolutiva. Segundo essa teoria,
a) os indivíduos mais bem adaptados transmitem as características aos descendentes.
b) ocorre a seleção de características morfológicas adquiridas pelo uso frequente.
c) a seleção natural apenas elimina aqueles indivíduos que sofreram mutação.
d) as mutações são dirigidas para genes específicos que proporcionam maior vantagem aos seus portadores.
e) as mutações dirigidas são seguidas da seleção aleatória das mais adaptativas.

10. Uma árvore filogenética, evolutiva ou da vida, é uma representação gráfica que organiza os seres vivos de acordo com o seu grau de parentesco evolutivo.
Espécies com maior semelhança ou proximidade evolutiva se localizam em ramificações (grupos evolutivos) mais próximas. Analise a figura abaixo, que mostra um modelo de árvore filogenética com as relações evolutivas entre alguns seres vivos, e assinale a proposição correta.


a) Os fungos e as plantas pertencem ao mesmo grupo evolutivo.
b) As plantas e os animais pertencem ao mesmo grupo evolutivo.
c) As bactérias deram origem a todos os seres vivos. 
d) Os insetos e os anfíbios pertencem a diferentes grupos evolutivos.
e) Os fungos deram origem a todos os seres vivos.

11. O uso indiscriminado e abusivo de agrotóxicos, como os herbicidas, pode acarretar a necessidade da utilização de concentrações cada vez mais frequentes e maiores de substâncias presentes nesses produtos, para obter os efeitos esperados. Depois de um longo período de tempo, esse agrotóxico não surtirá mais os efeitos desejados, ou seja, exterminar as ervas daninhas, que competem pelos nutrientes do solo em plantações de soja.
Acerca da explicação para esse fenômeno, assinale a alternativa correta.
a.    As pequenas doses do agrotóxico desenvolveram resistência nas ervas daninhas.
b.    As ervas daninhas resistentes foram selecionadas pelo uso do agrotóxico.
c.     As ervas daninhas se acostumaram e se adaptaram ao agrotóxico.
d.    As ervas daninhas submetidas ao agrotóxico tornaram-se dependentes da substância.
e.    O agrotóxico modificou as ervas daninhas, induzindo mutações.

12. "A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, seríamos ainda bactéria anaeróbia, e a música não existiria (...). Errar é humano, dizemos, mas a idéia não nos agrada muito, e é mais difícil ainda aceitar o fato de que errar é também biológico" (Lewis Thomas. A medusa e a lesma, ed. Nova Fronteira, RJ, 1979). Esse texto refere-se a uma característica dos seres vivos. É ela:
a)     seleção natural.
b)     reprodução.
c)      excitabilidade.
d)     excreção.
e)      mutação.

13. Sapos e rãs são anfíbios, apresentam dependência de ambientes terrestres úmidos ou aquáticos, apresentam na sua pele as glândulas de muco para conservá-la úmida e favorecer trocas gasosas, além de poder exibir glândulas de veneno que eliminam substâncias para combater microrganismos e afugentar animais predadores. A explicação para essas características nos anfíbios, fornecida pela Teoria da Evolução de Charles Darwin é apresentada em:
a.    seleção de adaptações positivas devido à ação do meio ambiente.
b.    lei do uso e desuso.
c.     a existência de pulmão atrofiado devido à respiração cutânea.
d.    a transmissão de características adquiridas para os descendentes.
e.    a destruição dessas espécies porque estão mal adaptadas.

14. Em uma farmácia, ocorreu o seguinte diálogo a respeito do uso de antibióticos:
Rick disse: ─ O uso contínuo de antibióticos induz as bactérias a alterarem sua biologia para criarem resistência a esses fármacos.
Alex retrucou: ─ As bactérias resistentes já existem, os antibióticos apenas eliminam as sensíveis.
Através das afirmações feitas por Rick e Alex, é possível identificar ideias relacionadas respectivamente ao
a.    lamarckismo e ao neodarwinismo.
b.    neodarwinismo e à seleção natural.
c.     lamarckismo e ao darwinismo.
d.    mendelismo e à seleção natural.
e.    fixismo e ao darwinismo.

15. “O meio ambiente cria a necessidade de uma determinada estrutura em um organismo. Este se esforça para responder a essa necessidade. Como resposta a esse esforço, há uma modificação na estrutura do organismo. Tal modificação é transmitida aos descendentes.”
O texto sintetiza as principais ideias relacionadas ao:
a.    fixismo.
b.    darwinismo.
c.     mendelismo.
d.    criacionismo.

e.    lamarckismo.

Nenhum comentário: