01. O
cladograma abaixo representa as relações filogenéticas dos principais grupos
vegetais. A linha inclinada é uma representação do tempo, e os ramos laterais
apontam a ocorrência de importantes eventos evolutivos:
No
cladograma, os símbolos I, II e III representam, respectivamente, o surgimento
de:
a. vasos
condutores, flores e frutos, sementes.
b. sementes,
flores e frutos, vasos condutores.
c. flores
e frutos, vasos condutores, sementes.
d. vasos
condutores, sementes, flores e frutos.
e. flores
e frutos, sementes, vasos condutores.
02. O homem
sempre demonstrou suas habilidades artísticas, deixando importantes registros
através de desenhos. Considerando os processos evolutivos, o esquema a
seguir representa as relações entre anagênese e cladogênese.
Quanto aos
processos evolutivos em 1, 2 e 3, respectivamente, assinale a alternativa
correta.
a. anagênese,
anagênese e cladogênese.
b. cladogênese,
cladogênese e anagênese.
c. anagênese,
cladogênese e anagênese.
d. cladogênese,
anagênese e cladogênese.
e. cladogênese,
anagênese e anagênese.
03. Considere as seguintes ocorrências
nos seres vivos.
I.
Reprodução
assexuada
II.
Autofecundação
III.
Predatismo
IV.
Competição
V.
Mutação
São favoráveis para a ocorrência de
evolução, apenas:
a)
I
e II.
b)
III
e IV.
c)
IV
e V.
d)
I,
II e V.
e)
III,
IV e V.
04.
Considere as quatro afirmações seguintes.
I. As mutações são alterações que ocorrem nos
organismos sempre que o ambiente se torna desfavorável.
II. A seleção natural privilegia características
determinadas por genes dominantes.
III. As migrações e as modificações ambientais
são fatores que alteram as frequências genéticas das populações.
IV. A recombinação genética amplia a
variabilidade existente em uma população de reprodução sexuada.
Das
afirmações apresentadas, são corretas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
05. A teoria
sintética ou teoria moderna da evolução considera três fatores evolutivos
principais, que são:
a) uso e
desuso, transmissão das características adquiridas e seleção natural.
b) uso e
desuso, seleção natural e migração.
c) mutação
gênica, uso e desuso e migração.
d) mutação
gênica, uso e desuso e seleção natural.
e) mutação
gênica, recombinação gênica e seleção natural.
06.
Considere as afirmações abaixo:
I. Órgãos análogos são aqueles que desempenham a
mesma função, mas têm origem embrionária e estruturas anatômicas diferentes.
II. A
presença de órgãos homólogos é evidência a favor do parentesco evolutivo entre
duas espécies.
III. As asas
dos insetos e das aves são consideradas órgãos homólogos.
Assinale:
a) se apenas
I for verdadeira.
b) se apenas
II for verdadeira.
c) se apenas
III for verdadeira.
d) se apenas
I e II forem verdadeiras.
e) se apenas
I e III forem verdadeiras.
07. No
intervalo da aula de Biologia, um aluno contou a seguinte piada:
Dois cervos
conversavam e passeavam pela mata quando um deles gritou:
- Uma
onça!!! Vamos correr!!!
Ao que o
outro respondeu:
- Não adianta
correr, ela é mais veloz que qualquer um de nós.
- Eu sei.
Mas a mim basta ser mais veloz que você.
O diálogo
entre os cervos exemplifica um caso de:
a)
competição interespecífica.
b)
competição intraespecífica.
c) seleção
natural.
d)
irradiação adaptativa.
e)
mimetismo.
08.
Fenômenos biológicos podem ocorrer em diferentes escalas de tempo. Assinale a
opção que ordena exemplos de fenômenos biológicos, do mais lento para o mais
rápido.
a)
germinação de uma semente, crescimento de uma árvore, fossilização de uma
samambaia
b)
fossilização de uma samambaia, crescimento de uma árvore, germinação de uma
semente
c)
crescimento de uma árvore, germinação de uma semente, fossilização de uma
samambaia
d)
fossilização de uma samambaia, germinação de uma semente, crescimento de uma
árvore
e)
germinação de uma semente, fossilização de uma samambaia, crescimento de uma
árvore
09. De
acordo com a teoria da evolução biológica, os seres vivos vêm se modificando
gradualmente ao longo das gerações, desde o seu surgimento na Terra, em um
processo de adaptação evolutiva. Segundo essa teoria,
a) os
indivíduos mais bem adaptados transmitem as características aos descendentes.
b) ocorre a
seleção de características morfológicas adquiridas pelo uso frequente.
c) a seleção
natural apenas elimina aqueles indivíduos que sofreram mutação.
d) as
mutações são dirigidas para genes específicos que proporcionam maior vantagem
aos seus portadores.
e) as
mutações dirigidas são seguidas da seleção aleatória das mais adaptativas.
10. Uma
árvore filogenética, evolutiva ou da vida, é uma representação gráfica que
organiza os seres vivos de acordo com o seu grau de parentesco evolutivo.
Espécies com
maior semelhança ou proximidade evolutiva se localizam em ramificações (grupos
evolutivos) mais próximas. Analise a figura abaixo, que mostra um modelo de
árvore filogenética com as relações evolutivas entre alguns seres vivos, e
assinale a proposição correta.
a) Os fungos
e as plantas pertencem ao mesmo grupo evolutivo.
b) As
plantas e os animais pertencem ao mesmo grupo evolutivo.
c) As
bactérias deram origem a todos os seres vivos.
d) Os
insetos e os anfíbios pertencem a diferentes grupos evolutivos.
e) Os fungos
deram origem a todos os seres vivos.
11. O uso
indiscriminado e abusivo de agrotóxicos, como os herbicidas, pode
acarretar a necessidade da utilização de concentrações cada vez mais
frequentes e maiores de substâncias presentes nesses produtos, para
obter os efeitos esperados. Depois de um longo período de tempo, esse
agrotóxico não surtirá mais os efeitos desejados, ou seja, exterminar as
ervas daninhas, que competem pelos nutrientes do solo em plantações
de soja.
Acerca da
explicação para esse fenômeno, assinale a alternativa correta.
a.
As pequenas doses do agrotóxico desenvolveram
resistência nas ervas daninhas.
b.
As ervas daninhas resistentes foram
selecionadas pelo uso do agrotóxico.
c.
As ervas daninhas se acostumaram e se
adaptaram ao agrotóxico.
d.
As ervas daninhas submetidas ao agrotóxico
tornaram-se dependentes da substância.
e.
O agrotóxico modificou as ervas daninhas,
induzindo mutações.
12. "A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do
DNA. Sem esse atributo especial, seríamos ainda bactéria anaeróbia, e a música
não existiria (...). Errar é humano, dizemos, mas a idéia não nos agrada muito,
e é mais difícil ainda aceitar o fato de que errar é também biológico"
(Lewis Thomas. A medusa e a lesma, ed. Nova Fronteira, RJ, 1979). Esse texto
refere-se a uma característica dos seres vivos. É ela:
a) seleção natural.
b) reprodução.
c) excitabilidade.
d) excreção.
e) mutação.
13. Sapos e
rãs são anfíbios, apresentam dependência de ambientes terrestres úmidos ou
aquáticos, apresentam na sua pele as glândulas de muco para conservá-la úmida e
favorecer trocas gasosas, além de poder exibir glândulas de veneno que eliminam
substâncias para combater microrganismos e afugentar animais predadores. A
explicação para essas características nos anfíbios, fornecida pela Teoria da
Evolução de Charles Darwin é apresentada em:
a.
seleção de adaptações positivas devido à ação
do meio ambiente.
b.
lei do uso e desuso.
c.
a existência de pulmão atrofiado devido à
respiração cutânea.
d.
a transmissão de características adquiridas
para os descendentes.
e.
a destruição dessas espécies porque estão mal
adaptadas.
14. Em uma
farmácia, ocorreu o seguinte diálogo a respeito do uso de antibióticos:
Rick
disse: ─ O uso contínuo de antibióticos induz as bactérias a alterarem sua
biologia para criarem resistência a esses fármacos.
Alex
retrucou: ─ As bactérias resistentes já existem, os antibióticos apenas
eliminam as sensíveis.
Através
das afirmações feitas por Rick e Alex, é possível identificar ideias
relacionadas respectivamente ao
a.
lamarckismo e ao neodarwinismo.
b.
neodarwinismo e à seleção natural.
c.
lamarckismo e ao darwinismo.
d.
mendelismo e à seleção natural.
e.
fixismo e ao darwinismo.
15. “O meio ambiente cria a necessidade de uma determinada
estrutura em um organismo. Este se esforça para responder a essa necessidade.
Como resposta a esse esforço, há uma modificação na estrutura do organismo. Tal
modificação é transmitida aos descendentes.”
O texto sintetiza as principais ideias relacionadas
ao:
a. fixismo.
b. darwinismo.
c. mendelismo.
d. criacionismo.
e. lamarckismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário