Páginas

sexta-feira, 9 de maio de 2014

MATERIAL ECOLOGIA III - CURSINHO KRANIUS

01. (G1) Os vegetais, como todos os seres vivos, sofrem os efeitos da poluição.
a) O que você entende por poluição?
b) Quais os cuidados que devemos tomar para evitar a poluição?

02. (Ufrj) Estudos recentes sugerem que o reflorestamento e o plantio de árvores em áreas sem vegetação podem contribuir para minimizar o aquecimento global. A redução do aquecimento global ocorreria em função da diminuição do efeito estufa.

Explique por que o aumento das áreas florestadas pode contribuir para reduzir efetivamente o efeito estufa.

03. (Unicamp) Pesquisadores não têm mais dúvida de que, a longo prazo, a intensificação do efeito estufa transformará a vida no planeta. As queimadas de florestas têm sido frequentemente citadas como um dos agentes causadores da intensificação desse efeito, mas a maior parte do cientistas não concorda, citando outro fator.
a) No que consiste o efeito estufa?
b) Qual é o principal agente causador da intensificação desse efeito?
c) Estudos mostraram que a intensificação do efeito poderá, teoricamente, provocar alterações nos níveis do oceano e produção agrícola. Explique como isso seria possível em cada um dos casos.

04. (Fuvest) O inseticida organoclorado DDD foi aplicado em um lago para combater larvas de mosquitos. Sua concentração na água, por ocasião da aplicação, era da ordem de 0,015 partes por milhão (ppm). Depois de algum tempo, os vários seres vivos do lago possuíam o DDD acumulado em seus corpos nas seguintes concentrações médias:

            algas do plâncton ....................... 5 ppm
            peixes herbívoros ....................... 520 ppm
            peixes carnívoros ........................1400 ppm

a) Como interpretar esses dados?
b) Cite uma maneira de combater os mosquitos sem o uso de inseticidas ou outras substâncias poluentes.

05. (Ufv) "Embora 'sapiens' o 'Homo' parece não se ter dado conta, ainda, de que a terra é finita, e que necessariamente são finitos também os suprimentos de ar, água e solo" (Ferri, 1978). Apesar dessa e outras advertências, o homem continua a provocar distúrbios ecológicos graves como os recentes derramamentos de petróleo. Considere os dois grandes derramamentos de petróleo que ocorreram na costa do Estado do Rio de Janeiro e no rio Barigui, no Paraná, para responder os itens:

a) Cite duas regiões fitogeográfica diretamente afetadas:

b) Cite dois fatores abióticos que comprometeram a teia alimentar desses ambientes:

c) Qual o nível trófico mais baixo da pirâmide alimentar atingido pela camada de petróleo?

d) Cite a consequência grave que o derramamento de petróleo no rio Barigui poderia ter causado para o homem, e cujo tipo difere dos riscos dos ocorrido no mar.

06. (Unesp) A revista Superinteressante, Ano 6, no 6, junho de 1993, página 28 a 35, publicou reportagem com o título "Tietê: O rio e o sonho". A reportagem mostra o rio Tietê em toda extensão, desde Ponte Nova, próximo a nascente, até Pirapora, e apresenta tabela a seguir onde se pode observar o nível de poluição nos vários trechos do rio.



a) Que população de bactérias é predominante nos trechos iniciais de poluição e nos trechos mais turvos, poluídos e mal cheirosos?
b) Justifique sua resposta.

07. (G1) Como o solo pode ser contaminado?

08. (G1) Como o lixo pode ser reaproveitado?

09. (Ufscar) Os gráficos mostram os resultados das curvas de crescimento das espécies Paramecium caudatum e Paramecium bursaria (gráfico A) e das espécies Paramecium caudatum e Paramecium aurelia (gráfico B), quando estas espécies foram cultivadas no mesmo frasco.



Analisando os gráficos, responda:

a) o que se pode dizer dos nichos ecológicos explorados pelas espécies de Paramecium constantes dos gráficos A e B?

b) como se explicam os resultados das curvas de crescimento das espécies Paramecium caudatum e Paramecium bursaria (gráfico A), quando cultivadas no mesmo frasco?

10. (G1) Explique como é a relação entre os organismos a seguir, dizendo quais as vantagens que cada um leva na associação:
a) bactérias e os ruminantes:
b) bactérias e as plantas leguminosas:

11. (Unesp) Em certas regiões da Floresta Amazônica, o desmatamento era permitido desde que se mantivessem intactas as castanheiras-do-pará.  Pessoas interessadas no terreno para diferentes finalidades desmataram boa parte de uma grande área, deixando intactas as castanheiras existentes no local. Verificou-se que, após o desmatamento, as castanheiras continuavam florescendo, mas não davam frutos.
a) Por que não se formavam frutos?
b) Justifique sua resposta.

12. (Uff) Dados obtidos em expedições científicas que fizeram um levantamento da fauna e flora oceânicas - desde o litoral até as regiões abissais - permitiram estimar a densidade da população de vários seres marinhos, em função de profundidade média em que foram coletados.
Alguns dos gráficos seguintes foram elaborados a partir de informações obtidas nessas expedições.



Dentre esses gráficos, identifique o mais compatível, respectivamente, com a distribuição populacional de:

a) peixes em geral;
b) fitoplâncton.
Justifique sua resposta.

13. (Unesp) Quais são os dois grandes grupos de organismos que formam a comunidade planctônica e como a luminosidade, em função da profundidade, interfere na distribuição desses grupos no ambiente marinho?

14. (Ufpr) Em um trecho de floresta com araucária é possível observar um quadro variado de vida animal. Na copa das árvores, gralhas se alimentam de insetos e pinhões, e morcegos comem frutos e insetos. Sobre galhos e troncos, desenvolvem-se bromélias; estas abrigam, na água entre suas folhas, larvas de mosquitos, que se alimentam de algas. No estrato intermediário da floresta, são encontrados gambás, que comem frutos e insetos, bem como aranhas, que capturam insetos em suas teias, e abelhas, que coletam pólen e néctar das flores para sua alimentação. Próximo ao solo, formigas cortam folhas da vegetação rasteira para a subsistência de suas colônias. No solo, minhocas se alimentam de restos vegetais e animais.
Com relação aos animais mencionados no texto acima, responda objetivamente:
a) Entre os predadores, qual(is) controla(m) a temperatura corporal?
b) Entre os artrópodos, qual(is) o(s) consumidor(es) primário(s)?
c) A que filo(s) pertence(m) o(s) detritívoro(s) ou decompositor(es)?
d) A que classes pertencem os animais do filo Chordata mencionados? Cite duas características para cada uma delas.


15. (G2) Segundo o Caderno de Ecologia do Jornal do Brasil de 16/09/91 o nível do monóxido de carbono (CO) no interior do veículo, enquanto uma pessoa dirige, pode ser superior ao nível externo. Por que a absorção excessiva desse gás pode levar uma pessoa à morte? 

Nenhum comentário: