01. (G1) Os vegetais, como todos os
seres vivos, sofrem os efeitos da poluição.
a) O que você entende por poluição?
b) Quais os cuidados que devemos tomar para evitar a
poluição?
02. (Ufrj) Estudos recentes sugerem
que o reflorestamento e o plantio de árvores em áreas sem vegetação podem
contribuir para minimizar o aquecimento global. A redução do aquecimento global
ocorreria em função da diminuição do efeito estufa.
Explique por que o aumento das áreas florestadas pode
contribuir para reduzir efetivamente o efeito estufa.
03. (Unicamp) Pesquisadores não têm
mais dúvida de que, a longo prazo, a intensificação do efeito estufa
transformará a vida no planeta. As queimadas de florestas têm sido
frequentemente citadas como um dos agentes causadores da intensificação desse
efeito, mas a maior parte do cientistas não concorda, citando outro fator.
a) No que consiste o efeito estufa?
b) Qual é o principal agente causador
da intensificação desse efeito?
c) Estudos mostraram que a intensificação do efeito
poderá, teoricamente, provocar alterações nos níveis do oceano e produção
agrícola. Explique como isso seria possível em cada um dos casos.
04. (Fuvest) O inseticida
organoclorado DDD foi aplicado em um lago para combater larvas de mosquitos.
Sua concentração na água, por ocasião da aplicação, era da ordem de 0,015
partes por milhão (ppm). Depois de algum tempo, os vários seres vivos do lago
possuíam o DDD acumulado em seus corpos nas seguintes concentrações médias:
algas
do plâncton ....................... 5 ppm
peixes
herbívoros ....................... 520 ppm
peixes
carnívoros ........................1400 ppm
a) Como interpretar esses dados?
b) Cite uma maneira de combater os mosquitos sem o uso de
inseticidas ou outras substâncias poluentes.
05. (Ufv) "Embora 'sapiens' o
'Homo' parece não se ter dado conta, ainda, de que a terra é finita, e que
necessariamente são finitos também os suprimentos de ar, água e solo"
(Ferri, 1978). Apesar dessa e outras advertências, o homem continua a provocar
distúrbios ecológicos graves como os recentes derramamentos de petróleo.
Considere os dois grandes derramamentos de petróleo que ocorreram na costa do
Estado do Rio de Janeiro e no rio Barigui, no Paraná, para responder os itens:
a) Cite duas regiões fitogeográfica
diretamente afetadas:
b) Cite dois fatores abióticos que
comprometeram a teia alimentar desses ambientes:
c) Qual o nível trófico mais baixo da
pirâmide alimentar atingido pela camada de petróleo?
d) Cite a consequência grave que o derramamento de
petróleo no rio Barigui poderia ter causado para o homem, e cujo tipo difere
dos riscos dos ocorrido no mar.
06. (Unesp) A revista Superinteressante,
Ano 6, no 6, junho de 1993, página 28 a 35, publicou
reportagem com o título "Tietê: O rio e o sonho". A reportagem mostra
o rio Tietê em toda extensão, desde Ponte Nova, próximo a nascente, até
Pirapora, e apresenta tabela a seguir onde se pode observar o nível de poluição
nos vários trechos do rio.
a) Que população de bactérias é
predominante nos trechos iniciais de poluição e nos trechos mais turvos,
poluídos e mal cheirosos?
b) Justifique sua resposta.
07. (G1) Como o solo pode ser contaminado?
08. (G1) Como o lixo pode ser reaproveitado?
09. (Ufscar) Os gráficos mostram os
resultados das curvas de crescimento das espécies Paramecium caudatum e Paramecium bursaria (gráfico A) e das espécies Paramecium caudatum e Paramecium aurelia (gráfico B), quando estas espécies foram cultivadas no
mesmo frasco.
Analisando os gráficos, responda:
a) o que se pode dizer dos nichos
ecológicos explorados pelas espécies de Paramecium constantes dos gráficos A
e B?
b) como se explicam os resultados das curvas de
crescimento das espécies Paramecium caudatum e Paramecium bursaria (gráfico
A), quando cultivadas no mesmo frasco?
10. (G1) Explique como é a relação
entre os organismos a seguir, dizendo quais as vantagens que cada um leva na
associação:
a) bactérias e os ruminantes:
b) bactérias e as plantas leguminosas:
11. (Unesp) Em certas regiões da
Floresta Amazônica, o desmatamento era permitido desde que se mantivessem
intactas as castanheiras-do-pará.
Pessoas interessadas no terreno para diferentes finalidades desmataram
boa parte de uma grande área, deixando intactas as castanheiras existentes no
local. Verificou-se que, após o desmatamento, as castanheiras continuavam
florescendo, mas não davam frutos.
a) Por que não se formavam frutos?
b) Justifique sua resposta.
12. (Uff) Dados obtidos em expedições
científicas que fizeram um levantamento da fauna e flora oceânicas - desde o
litoral até as regiões abissais - permitiram estimar a densidade da população
de vários seres marinhos, em função de profundidade média em que foram
coletados.
Alguns dos gráficos seguintes foram
elaborados a partir de informações obtidas nessas expedições.
Dentre esses gráficos, identifique o
mais compatível, respectivamente, com a distribuição populacional de:
a) peixes em geral;
b) fitoplâncton.
Justifique sua resposta.
13. (Unesp) Quais são os dois grandes grupos de
organismos que formam a comunidade planctônica e como a luminosidade, em função
da profundidade, interfere na distribuição desses grupos no ambiente marinho?
14. (Ufpr) Em um trecho de floresta
com araucária é possível observar um quadro variado de vida animal. Na copa das
árvores, gralhas se alimentam de insetos e pinhões, e morcegos comem frutos e
insetos. Sobre galhos e troncos, desenvolvem-se bromélias; estas abrigam, na
água entre suas folhas, larvas de mosquitos, que se alimentam de algas. No
estrato intermediário da floresta, são encontrados gambás, que comem frutos e
insetos, bem como aranhas, que capturam insetos em suas teias, e abelhas, que
coletam pólen e néctar das flores para sua alimentação. Próximo ao solo,
formigas cortam folhas da vegetação rasteira para a subsistência de suas
colônias. No solo, minhocas se alimentam de restos vegetais e animais.
Com relação aos animais mencionados no
texto acima, responda objetivamente:
a) Entre os predadores, qual(is)
controla(m) a temperatura corporal?
b) Entre os artrópodos, qual(is) o(s)
consumidor(es) primário(s)?
c) A que filo(s) pertence(m) o(s)
detritívoro(s) ou decompositor(es)?
d) A que classes pertencem os animais do filo Chordata
mencionados? Cite duas características para cada uma delas.
15. (G2) Segundo o Caderno de Ecologia do Jornal do
Brasil de 16/09/91 o nível do monóxido de carbono (CO) no interior do veículo,
enquanto uma pessoa dirige, pode ser superior ao nível externo. Por que a
absorção excessiva desse gás pode levar uma pessoa à morte?



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