Páginas

domingo, 18 de março de 2012

TRABALHO - SENADOR POMPEU

GABARITO

1. a) Os fluxos B e D indicam o processo de fotossíntese, ou seja, a transformação de compostos inorgânicos em substâncias orgânicas.

A eliminação de carbono pela respiração aeróbica está indicada pelos fluxos A e C.

A fermentação, realizada pelos organismos decompositores, que resultou na formação de rochas e de combustíveis fósseis, está indicada pelo fluxo E.

b) O fluxo F, relacionado com a liberação de carbono para a atmosfera, reflete a atividade das usinas termelétricas que produzem energia a partir da combustão do carvão mineral.

2. a) As plantas absorvem principalmente nitratos do solo. Animais obtêm nitrogênio através da alimentação.

b) Produção de aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos.

3. Desgaste do solo causado pelo vento.

4. Erosão causada pelas geleiras.

5. Retirada do excesso de água do solo encharcado que é prejudicial a certos tipos de lavouras.

6. a) Os organismos X que liberam N‚ para a atmosfera são bactérias desnitrificantes, Y, que pode digerir quitina, é consumidor secundário já que se alimenta de insetos, Z é vegetal porque pode liberar O‚ e W são seres que se comportam como consumidores primários pois podem digerir, com auxílio da enzima amilase, o amido acumulado nos vegetais.

b) Os organismos que podem fornecer a maior quantidade de biomassa são os vegetais (Z) porque produzem matéria orgânica por fotossíntese.

7. O fluxo de energia na biosfera é unidirecional. A matéria é reciclavel.

8. a) a vegetação ocupa o início dessa cadeia porque são os organismos capazes de produzir matéria orgânica por fotossíntese.

b) Se houvesse uma diminuição na população de insetos a vegetação aumentaria enquanto o número de lagartos e aves de rapina diminuiria.

9. Vegetais ë Insetos ë Pássaros

Todos sofrem a ação decompositora de bactérias e fungos ao morrerem.

Se os pássaros desaparecerem, a quantidade de insetos aumenta e, consequentemente a vegetação diminui causando o desequilíbrio ecológico.

10. O DDT normalmente é utilizado em ecossistemas terrestres como defensivo agrícola. As chuvas carream esse agrotóxico não biodegradável que tem efeito cumulativo para os rios que desembocam nos estuários e é incorporado à teia alimentar marinha através do plâncton que serve de alimento aos peixes. Estes, num deslocamento migratório, chegam ao pólo norte onde são devorados pelas focas e leões-marinhos.

Como focas e leões-marinhos estão no final da teia alimentar apresentam maior concentração de D.D.T. em seus tecidos

11. a) folhas ë insetos ë louva-a-deus ë sabiá ë gavião

b) Insetos são consumidores de primeira ordem, louva-a-deus é consumidor de segunda ordem, sabiá é consumidor de terceira ordem e o gavião é consumidor de quarta ordem,

c) Sabiá.

12. a) Os esquilos vivem em diferentes alturas do extrato arbóreo e o tipo de alimento é variado nestas espécies porque ocupam nichos ecológicos diferentes.

b) Poderia coexistir com as outras espécies se ocupar outro nicho ecológico.

13. a) Queima de combustíveis fósseis.

b) Aumento da temperatura média com possível descongelamento das geleiras e das calotas polares, causando a elevação do nível dos mares e oceanos.

c) Aumento se a energia elétrica for produzida em usinas termoelétricas que utilizam carvão mineral como combustível. Diminuição se a energia for produzida em usinas hidrelétricas.

14. Vapor de água, poeira e micróbios.

15. a) Acumulação de resíduos produzidos pela atividade humana nos ar, na água e no solo.

b) Acondicionamento e tratamento do lixo, catalisadores e equipamentos que evitem fumaça, construção de emissários para esgotos.

Nenhum comentário: