A probabilidade é definida como a
forma de expressar numericamente a possibilidade de ocorrência de um entre
vários eventos possíveis. Um exemplo comum é a utilização da probabilidade para
tentar “prever” os resultados de um lançamento de moedas, ou a probabilidade de
surgir um quatro de ouros num baralho qualquer.
Comecemos com um exemplo simples, como
a utilização de um jogo de moedas. Existem dois episódios possíveis: a moeda
mostrar o lado “cara” ou o lado “coroa”. A chance de o lançamento resultar em
cara é de 1 para 2, ou seja, ½ que também pode ser representado por 50%. Essa
mesma probabilidade existe para que o lançamento resulte em coroa.
Outra forma de identificar essa
probabilidade é o exemplo de um lançamento de dados. Quando lançarmos um dado, podem
ocorrer seis episódios possíveis, ou seja, pode surgir a face que representa o
número 1 ou o 2 ou o 3 e assim por diante. Isso quer dizer que, em cada “jogar
de dados”, a probabilidade de se acertar o número escolhido é de 1 chance em 6
possibilidades, logo 1/6. Com isso, podemos inferir que ao escolher, por
exemplo, “todos os lados ímpares”, a probabilidade de ocorrência seria de 3
chances em 6 possibilidades (num dado de seis lados, três representam números
pares e outros três representam números ímpares), ou seja 3/6 que na realidade
seria ½ ou 50% de possibilidade.
Dois ou mais episódios são identificados
como exclusivos quando a ocorrência de um deles implicar, obrigatoriamente,
exclusão dos demais. Como exemplo, vamos retornar o caso da moeda numa situação
que, na prática, seria absurda.
Considere que, ao jogar uma moeda,
você seria o vencedor se o resultado fosse cara ou coroa. Diante dessa
situação, certamente você ganharia o jogo, pois as suas chances seriam de 100%.
Poderíamos expressar esses conceitos utilizando a matemática como ferramenta,
acompanhe:
Probabilidade
de vencer = probabilidade de sair cara + probabilidade de sair coroa
Probabilidade
de sair cara = ½
Probabilidade
de sair coroa = ½
Logo,
Probabilidade
de vencer = ½ + ½ = 2/2 = 1
Outro exemplo para ficar bem claro o
conceito acima. Num determinado jogo de dados, o prêmio em dinheiro será
daquele que obtiver, em um único lançamento, a face 2 ou a face 3. Nesse caso, as chances dos apostadores são maiores,
pois qualquer um dos dois números é válido para a obtenção do prêmio. Conta-se,
então, com a probabilidade de ocorrência das faces 2 e 3. Como cada uma delas tem 1/6 de chance de
aparecer, a probabilidade de um jogador conseguir o prêmio será de (1/6 + 1/6)
= 2/6 = 1/3.
Dois ou mais eventos são considerados
independentes quando a ocorrência de um deles não exercer qualquer influência
sobre os demais. Para exemplificar essa situação, usaremos novamente o
lançamento de moeda.
Suponha que as regras do jogo
estabeleçam que o participante deve jogar a moeda duas vezes. Ele ganhará o
prêmio se no primeiro lance aparecer cara e no segundo, coroa. Perceba que as chances
diminuíram em relação ao exemplo anterior, pois o nível de exigência aumentou.
Em vez de uma situação ou outra, ele
deverá conseguir um evento e outro.
Nesse caso, para calcular a probabilidade de ambos os eventos, devemos
multiplicar a probabilidade de cada um deles. Para esse exemplo, o cálculo
seria:
½ (probabilidade de
surgir cara) X ½ (probabilidade de surgir coroa) =
¼
Raciocínio semelhante deve ser feito
com relação ao jogo de dados. Se em vez de 2 ou 3, os dois lançamentos sucessivos precisassem resultar em 2 e 3, nessa ordem, a chance de cada
jogador seria menor. Para saber quanto vale essa chance, basta multiplicar a
probabilidade de ocorrência de cada um dos eventos:
1/6
(probabilidade de surgir o número 2) X 1/6 (probabilidade de surgir o número 3)
=
1/36
Com isso exposto podemos inferir em
algumas regras simples:
1. Probabilidade nada mais é que o número
de eventos desejável sobre o número de eventos possíveis.
2. A matemática é usada apenas como meio
de se chegar a um resultado e não o fim de se chegar ao resultado.
3. Para calcular a probabilidade de
eventos mutuamente exclusivos, devemos somar a probabilidade de cada um deles
(regra do ou).
4. Para calcular a probabilidade de
eventos independentes, devemos multiplicar a probabilidade de cada um deles
(regra do e).
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